Estudar e trabalhar na Europa: quanto custa e como tirar o visto para fazer as atividades? Afinal, tem coisa melhor do que saber que está em terras estrangeiras de forma segura e sem riscos de infringir alguma lei?
Por isso, veja agora como estudar e trabalhar na Europa. Vamos te explicar quanto custa essa empreitada e como tirar o visto. Confira!
Como Estudar e trabalhar na Europa: quanto custa e como tirar o visto
Em primeiro lugar, é importante dizer que é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha sonhado com uma vida melhor no estrangeiro. No entanto, poucos são aqueles que conseguem.
Afinal, boa parte das pessoas desistem justamente por não saber nem por onde começar.
Dessa forma, para ajudar você que também sonha com esse dia a realizar o seu sonho de um jeito simples e prático, separamos algumas dicas que podem te ajudar a chega lá.
Curtiu? Então, confira agora!
Portugal
Inicialmente, para atrair mais estudantes, o governo de Portugal criou um visto especial para quem for estudar no país.
Ele se chama de “visto de residência para estudo”. Dessa forma, esse visto só é necessário caso a duração do curso seja maior que 1 ano.
Além disso, se o tempo total das aulas for menor que 1 ano, é exigido o Visto de Estada Temporária.
Por outro lado, apesar de ser voltado principalmente para o ensino superior, o visto de residência também pode ser solicitado para estudos do Ensino Médio, estágio e pesquisa.
Nesse sentido, o primeiro passo para conseguir o visto é fazer a solicitação no Consulado de Portugal, enviando diversos documentos, como:
- passaporte,
- fotos,
- carta de aceite da instituição de ensino, etc.
Feito isso, você vai precisar ainda preencher um formulário e o requerimento do visto.
Reino Unido
Em seguida, para estudar e trabalhar no Reino Unido, você vai precisar tirar diversos tipos de vistos.
Isso porque, caso seu curso seja de até 6 meses de duração, não é necessário fazer uma solicitação prévia de visto.
No entanto, depois desse período, vai precisar providenciar o Tier 4, que o governo britânico emite.
Vale destacar que esse visto é concedido através de uma tabela de pontos que o estudante tem que alcançar, sendo necessário 40 pontos.
Ou seja, esse total, 30 são dados quando você recebe o aceite da instituição de ensino britânica.
Por outro lado, você consegue os outros 10 quando você comprova que tem fundos suficientes para se manter no país durante o período de estudos.
Vale destacar que você ainda vai precisar comprovar fluência na língua inglesa.
Agora se você se garante no idioma, pode fazer a solicitação do visto nos centros de requerimentos localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Brasília.
Já quanto ao custo da solicitação, no entanto, é um pouco salgado: cerca de 335 libras esterlinas (R$1600, mais ou menos).
Agora que você sabe como estudar e trabalhar em alguns países da Europa, é só seguir essas dicas para começar a planejar a viagem dos seus sonhos.
Continue navegando com a gente!